quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Nokia processa Apple por violação de patente

Nokia processa Apple por violação de patente

A Nokia, a maior fabricante mundial de telefones celulares, informou nesta quinta-feira que abriu um processo num tribunal distrital norte-americano contra a Apple, alegando que o iPhone desrespeita suas patentes. A empresa finlandesa disse que o processo, aberto no Tribunal Federal Distrital em Delaware, refere-se a dez patentes relacionadas a tecnologias que a Nokia afirma serem fundamentais para tornar os aparelhos compatíveis com um ou mais padrões de celulares.
A Nokia disse que investiu aproximadamente € 40 bilhões em pesquisa e desenvolvimento, mas acusa a Apple de não tê-la compensado adequadamente pelo trabalho.Nenhum representante da Apple comentou o processo aberto pela Nokia."O princípio básico da indústria de celulares é que as empresas que contribuem com o desenvolvimento tecnológico para estabelecer padrões criam propriedade intelectual, e devem ser compensadas por isso", disse Ilkka Rahnasto, vice-presidente de propriedade legal e intelectual da Nokia.
"Espera-se que a Apple também siga esse princípio", disse eleA Nokia disse que tem acordos de licenciamento com cerca de 40 empresas, dentre elas a maior parte das fabricantes de telefones celulares, o que permite que essas companhias usem a tecnologia desenvolvida pela Nokia.A empresa finlandesa disse que as patentes são referentes a envio de dados por redes sem fio, codificação de voz, segurança e encriptação e afeta todos os modelos de iPhone produzidos desde que os modelos começaram a ser fabricados em 2007.
Desde o lançamento do iPhone, a Nokia e outras empresas de telefonia celular têm lutado para concorrer no segmento de segmento de smartphones. O executivo-chefe da Nokia, Olli-Pekka Kallasvuo, disse na semana passada que o interesse dos consumidores por equipamentos móveis parece estar aumentando e que a empresa planeja aumentar seu portfólio de smartphones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário